terça-feira, 20 de outubro de 2009

ATIVIDADES TEÓRICAS (PROVAVELMENTE CAIA MUITO POUCAS QUESTÕES DESTE TIPO)1. O que é genética?
É um ramo da biologia que estuda os fenômenos que são expressos por um determinado indivíduo.
2. Sobre os estudos de Mendel, responda:
a) O que caracteriza uma linhagem pura?
São plantas que por autofecundação, originam apenas plantas iguais a elas mesmas.
b) Como Mendel conseguia obter linhagens puras?
Realizando autofecundação nas plantas de experiência.
3. (U.F. Juiz de Fora-MG) As flores das hortências podem ser azuis, se plantadas em solo de teor alcalino, ou róseas, se plantadas em solo ácido. Esta observação indica que:
a) o fenótipo resulta da interação do genótipo com o meio ambiente.
b) esta carcterística depende exclusivamente do genótipo do organismo.
c) esta característica é recessiva.
d) o ambiente anula a informação genética do indivíduo.
e) a característica cor da flor da hortência independe do genótipo.
Alternativa A. Explicação da alternativa escolhida: como é de se saber o Fenótipo (característica visual -> cor da flor) é devido o genótipo mais a ação do ambiente (F = G + A, onde F é o fenótipo, G é o genótipo e A representa o ambiente), ou seja, as cores são definidas de acordo com o ambiente (solo ácido ou alcalino).
4. Explique em curtas palavras:
a) Genes
b) Fenótipo
c) Genótipo
d) Genes alelos
e) Cromossomos homólogos
Resposta:
a) É a unidade hereditária, ou seja, pedaços de cromossomos que codificam características.
b) É a característica externa de um indivíduo.
c) É a característica que fica "guardada" no DNA dos seres.
d) Ocupam o mesmo loco nos cromossomos homólogos.
e) Cromossomo que se localiza em compartimentos iguais.
5. Se uma pessoa de sangue A doar sangue a uma do grupo B, o que aconteceria? E se uma pessoa do grupo O, fisesse a doação a essa pessoa do grupo B?
Caso acontecesse, o sangue que é B, começaria a matar o sangue A (indivíduo doador/estranho), ocasionando um coagulação imediata interna venosa (veias ou artérias) e causando a paralização da circulação, levando esse indivíduo que recebeu sangue diferente do que poderia (incopatibilidade), à óbito.
Caso ocorra um recebimento de sangue O (de preferência negativo) nada aconteceria pois o sangue O não possui antígenos, ou seja, não seria "detectado" pelo corpo do receptor.
ATIVIDADES "NUMÉRICAS" DA GENÉTICA (ESTE TIPO, VOCÊ DEVE PRESTAR ATENÇÃO NAS EXPLICAÇÕES DOS CÁLCULOS PARA QUE HAJA UM ENTENDIMENTO MAIOR E ASSIM UMA NOTA COMPATÍVEL AO ESTUDO)
6. (UECE) Numa família com nove filhos (sexo indefinido -> figura: losango), a probabilidade de o décimo filho ser homem é de:
a) 50% b) 70% c) 80% d) 90%
Alternativa A. Explicação perante à escolha: os sexos existentes, são: Homem e Mulher. Com isso sabemos que de 100% de um filho nascer ou homem ou mulher é de 50% de cada sexo, portanto só pode ser HOMEM ou MULHER (50% de chance de cada sexo).
7. Numa família em que teram 3 filhos, qual a probabilidade de todos serem homens?
Resolução:
Cada sexo representa 50% de chance ou 1/2. Por isso queremos 1 homem e 1 homem e 1 homem, ou seja 1/2 . 1/2 . 1/2 = 1/8. Ou seja 12,5% é a probabilidade de serem todos homens.
8. Em coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante (A) em relação a cor branca (aa). Cruzam-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nascem 360 filhotes. Destes, o número de filhotes heterozigotos é:
Resolução:
Se o coelhos são pretos com certeza apresentam o gene A_, como ele é heterozigoto (possui um de cada), ou seja, estamos cruzando coelhos pretos e heterozigotos, portanto Aa. Como é cruzamento, vamos fazer Aa x Aa = AA - Aa - Aa - aa = Basta olharmos o número de combinações que apresentam letras "distintas", ou seja que tem uma junto com a outra e diferente entre si... Portanto 50% -> Aa. Seram 180 coelhos heterozigotos.
9. Realize o cruzamento-teste de indivíduos Aa e aa, na condição de que serem alelos letais os genes recessivos, ambos não nascem.
Resolução:
ALELOS LETAIS: são os genes que em hemozigose (dominante ou recessivo) causam a morte do indivíduo.
Como faremos o cruzamento teste entre Aa x aa = Aa - Aa - aa - aa = temos aqui 2 homozigoses recessivas, ou seja teremos a morte de 2 indivíduos tendo as proporções alteradas a 100% de Aa.
10. (UFPA) Em um casal em que o homem é do grupo AB e a mulher do sangue O, a probabilidade de uma criança nascer com sangue B é de:
a) 100% b) 75% c) 50% d) 25% e) 0% (Letra C)
Resolução:
Temos o cruzamento entre sangue AB (IaIb) e sangue O (ii), ou seja, IaIb x ii = Iai - Iai - Ibi - Ibi, temos aqui dois sangues do tipo B, Portanto temos 50% de chance do filho ser B e 50% de ser A.
EXTRA1 Em um casal em que o homem é do grupo AB e a mulher do sangue O, a probabilidade de uma criança nascer com sangue O é de:Aqui temos um cruzamento igual ao feito no item 10, ou seja 50% de chance de ser A e 50% de ser B, com isso percebemos que não temos em nenhum caso o aparecimento do "ii", que representa o sangue O... Com isso vemos que a probabilidade de ser do sangue O é 0%.
EXTRA2 (Vunesp-SP) Necessitando de uma transfusão sanguínea de urgência, um homem que nunca havia recebido sangue anteriormente foi submetido apenas à tipagem do sistema ABO, obtendo-se resultado satisfatório:
a) Por que é necessário que faça a tipagem sanguínea?
Para que não haja uma coagulação, resultado da aglutinação entre sangues diferentes.
b) Por que não foi feita a tipagem Rh?
No homem o sistema Rh só fica ativado (Rh positivo), assim que recebe a primeira transfusão sanguínea. (INFORMAÇÃO A MAIS: na mulher o Rh é ativado assim que ela tem o primeiro filho pois o feto sensibiliza a mãe, com a segunda gravidez a mãe ao dar a luz ao feto, tem contato com o cordão umbilical (que possui sangue) e faz com que o organismo da mãe produza anti-Rh's.
c) Qual o tipo de sangue que poderia ser administrado sem risco algum ao paciente?
O sangue tipo O (ii)

Nenhum comentário:

Postar um comentário