domingo, 30 de agosto de 2009

1. Como é dividido climaticamente os Estados Unidos?
Os EUA são divididos em três grandes compartimentos climáticos, sendo eles:
- Dobramentos Antigos (Montes Apalaches – localizados na Costa Leste)
- Grandes planícies centrais (região do Manufacturing Belt: agropecuária)
- Dobramentos Modernos (resultantes do choque entre placas tectônicas – região Norte do Canadá até círculo de fogo na América do sul).

2. O que foi ou o que representou o Destino manifesto para os Americanos?
O destino manifesto dizia que eles eram o povo escolhido por Deus para se tornar a maior nação do planeta e, usam esse princípio para conquista de seus territórios na sua política externa atual. Essa foi a 1ª doutrina da política americana (norte).

3. Comente a questão racial dos EUA.
Essa nação foi a que mais recebeu imigrantes até hoje. A formação populacional dos EUA se passa pelos imigrantes. Os principais povos que chegaram até lá foram: Europeus, Chineses, Africanos e Hispânicos.

4. Por que a região nordeste dos EUA é considerada a mais desenvolvida?
Na região nordeste é onde se localiza o cinturão do manufaturado (manufacturing belt). Esse cinturão já concentrou 70% das indústrias, mas hoje concentra apenas 40%. É a região mais urbanizada, pois é necessário pessoas para trabalho. Cidades mais industriais: Filadélfia, Chicago, Detroit, Boston e New York.

5. Como é a agropecuária dos EUA?
A agropecuária dos Estados Unidos é baseada no sistema de Belts, o que gera 7% do PIB e movimenta 3% da população economicamente ativa (PEA). O sistema de Belts é o que faz os EUA se desenvolver em “disparado” pois cada região dos belts ajuda outro, por exemplo, o Corn Belt (milho) é totalmente ou pelo menos parcilmente em grande quantidade destinado à ração, tal ração vai para o Dairy Belt (leite) para alimentação de animais pra produção de Leite.
Os belts:
- Dairy Belt (cinturão dos laticínios);
- Corn Belt (cinturão do milho);
- Wheat Belt (cinturão do trigo);
- Cotton Belt (cinturão do algodão);
- Tobacco Belt (cinturão do fumo).

6. Quais são as principais indústrias dos EUA?
As principais indústrias são:
- Petroquímica fina
- TEXAS - Aeroespacial
- Aero náutica

- FLÓRIDA - Aeroespacial

- CALIFÓRNIA - Vale do silício
Indústrias limpas: informática e telecomunicação.


7. Como é o clima e a população do Canadá?
O Canadá possui predomínio de climas frios e o fator principal disto é sua latitude. Possui a floresta Boreal (segurança) região conhecida como Grande Norte.
Sua população possui uma população de 32 milhões de habitantes. É um país pouco muito populoso mais pouco povoado, pois há restrições de espaço causadas devido ao clima.
8. O Canadá tem o mesmo compartimento físico dos EUA?
Sim. No Canadá têm-se dobramentos antigos, modernos e as planícies centrais. Seu relevo é muito erodido e, sua planície central é formada por origens glaciais e é destinada à produção agrícola.

9. Sobre o México por que dizemos que faz parte de dois territórios?
Quando iniciava-se a colonização dos EUA, o México foi colonizado por dois tipos de colônia: a colônia de povoamento (América anglo-saxônica) e colônias de exploração (américa latino americana). Isso fez com que o Canadá fisesse parte “de dois lados do mundo”.

10. Como são as indústrias Mexicanas?
A industrialização foi muito tardia, e foi dividida em três etapas:Investimentos estatais, entrada de transnacionais e instalação de indústrias maquiladoras após a entrada no Nafta

Nenhum comentário:

Postar um comentário